Parece que os fãs da Disney Animation Studios ganharam dois presentões ontem, na tarde de Natal, pois o diretor Byron Howard, que está a frente da direção de Zootopia, twittou em seu perfil uma foto inédita da heroína Moana juntamente com o semideus Maui (dublado por Dwayne Johnson, da franquia Velozes e Furiosos), um dos futuros animados do estúdio, Moana (Moana), que estreia nos cinemas norte-americamos dia 23 de novembro de 2016 e nos cinemas brasileiros apenas em janeiro de 2017.
Conforme vocês podem ver na imagem abaixo, além dos dois protagonistas já conhecidos pelo público, a foto traz personagens inéditos como Pua (o porco) e Hei Hei (o galo).
Outra surpresa foi durante a Disney Parks Unforgettable Christmas Celebration, o tradicional desfile dos Parques da Disney na manhã de Natal, que teve o depoimento de Dwayne Johnson, dublador do semideus Maui, no animado, que falou um pouco de seus natais. Além disso, foram divulgados duas pequenas cenas com alguns segundos da animação de seu personagem que você pode ver no vídeo da parada ou nos gifs abaixo:
Para quem curte artes conceituais dos animados, segue abaixo a versão atualizada da primeira arte do filme, que a Disney Animation Studios divulgou recentemente em seu site. Os personagens agora tem os traços mais parecidos com a versão final e a arte se encontra em alta resolução.
Durante a D23 Expo, que aconteceu em agosto deste ano, os diretores John Musker e Ron Clements (A Pequena Sereia, A Princesa e o Sapo e Aladdin) apresentaram ao filme com a produtora Osnat Shurer (A Banda de um Homem Só e Pular), mostraram um teste de filmagem inicial e revelaram planos para a inspiradora música do filme e a extraordinária equipe responsável pela trilha sonora.
Além disso, eles chamaram o ator e dublador do animado Dwayne Johnson, que mais uma vez falou um pouco de seu personagem e de como está feliz em emprestar a sua voz para o semideus.
O ganhador do Tony® Lin-Manuel Miranda (o novo sucesso da Broadway, Hamilton; o ganhador do Tony® In the Heights), o compositor vencedor do Grammy® Mark Mancina (Velocidade Máxima, Tarzan e O Rei Leão) e Opetaia Foa’i (fundador e vocalista da banda premiada de world music Te Vaka) mostraram seus diversos talentos dinâmicos para ajudar a contar a história de uma adolescente brilhante que busca provar que é capaz de fazer novas descobertas.
Foa’i fechou a apresentação com um desempenho fabuloso ilustrando a magia da música do filme.
Durante o evento, algumas curiosidades do animado foram reveladas como:
► Há uma equipe de consultores do Pacífico Sul para manter o filme o mais fundamentado possível na cultura polinséia.
► O povo do Pacífico Sul ficou conhecido por sua incrível capacidade de navegar 3 mil anos atrás, no entanto, os navegadores não voltaram mais de suas viagens mil anos mais tarde. Moana explica o que aconteceu.
► Tui é pai de Moana e o chefe. Ele proíbe Moana de explorar as ilhas, mas após a morte de sua avó, ela foge de casa com o porco Pua e o galo Hei Hei.
► Moana parte em busca de uma ilha lendária perdida, na qual encontra uma guardiã assustadora feita de lava!
► Nesta aventura, ela conhece Maui, um semideus coberto de tatuagens que ganham vida. Ele pode mudar de forma e leva consigo um enorme gancho de peixe mágico, com o qual é capaz de criar ilhas.
► Outra cena teste mostrou Moana e seu melhor amigo, o próprio oceano. Ainda criança, Moana encontra o mar em uma praia. Não é personificado de qualquer forma, mas a água desloca-se para cumprimentar a jovem, constrói um caminho seco para que ela ande, observando criaturas marinhas em torno dela. A cena termina com Moana adulta, de pé contra o pôr do sol e segurando um escudo que o oceano lhe deu.
► A ideia é que o filme comece com um número musical do nascimento de Moana, semelhante ao ”Ciclo da Vida” de O Rei Leão.
Além de Dwayne Johnson, a Disney já revelou quem emprestará a voz para a jovem protagonista da trama, a desconhecida Auli’i Cravalho. Ela contou que manteve-se concentrada no seu segundo ano do ensino médio depois que fez o teste, que não ficou ansiosa como aconteceu com centenas de pessoas talentosas de todas as ilhas do pacífico. “Achei que não fosse ter chance“, contou. “Quando era pequena, costumava dançar ao redor da casa cantando em alto e bom som. Para mim, aquilo era como se estivesse me apresentando e eu amava como me sentia. Mas nunca imaginei estar em um filme da Disney, ser Moana – representar minha cultura dessa forma“.
De acordo com a diretora de elenco do Havaí para o filme, ela se lembrou de um teste sem nenhuma relação com esse trabalho que Auli’i havia realizado anteriormente e sentiu que a adolescente local seria perfeita para o papel da Disney. “Seu teste foi fantástico – ela é um talento natural”, disse a produtora Osnat Shurer, que procurou a menina e sua mãe e convidou Auli’i para fazer o teste da Disney. “Auli’i estava entre um pequeno número de garotas que trouxemos para uma segunda rodada de testes. Depois ela realizou um último teste em nossos estúdios em Burbank“.
Um dos diretores do animado, John Musker contou que a garota demonstrou muita personalidade em seus testes. “Ela tem uma inteligência travessa, brincalhona. Ela consegue projetar vulnerabilidade, não parece nem um pouco intimidada com os desafios à frente, e a sua origem na Polinésia ajudou a reforçar sua conexão com família, trabalho árduo e música. Ela compartilha todas essas qualidades com a Moana“, afirmou.
“Moana é uma adolescente de 16 anos que está crescendo em uma ilha onde viajar é proibido”, acrescentou o diretor Ron Clements. “Mas Moana tem, desde pequena, uma forte ligação com o oceano e está ansiosa para descobrir o que existe além dos limites de sua ilha”.
Com o roteiro e a direção assinada pela renomada dupla de diretores Ron Clements e John Musker, responsáveis por sucessos do estúdio como As Peripécias do Ratinho Detetive (The Great Mouse Detective), A Pequena Sereia (The Little Mermaid), Aladdin (Aladdin), Hércules (Hercules), O Planeta do Tesouro (Treasure Planet) e o recente A Princesa e o Sapo (The Princess and the Frog), o novo animado, uma fantástica aventura musical, será ambientado no Oceano Pacífico da Oceania.
“John e eu trabalhamos juntos em muitos filmes, de A Pequena Sereia e Aladdin até A Princesa e o Sapo – criar Moana é um dos pontos altos das nossa carreira. É uma grande aventura ambientada no belo mundo de Oceania“, diz Clements. “Moana é corajosa e independente, o tipo de personagem por quem torcemos. Mal podemos esperar para apresentá-la ao público”, afirmou Musker.
Depois de muitos rumores sobre qual seria a técnica utilizada para a produção do animado, John Musker colocou um ponto final sobre as especulações. O animado será o primeiro longa-metragem feito em CGI pela dupla de diretores, que segundo ele, não poderia ser feita usando animação Meander, a mesma utilizada no curta O Avião de Papel (Paperman), pois ela ainda tem diversos problemas de produção (incluindo a cor) que precisam ser aperfeiçoados ainda.
Há três mil anos, os melhores navegadores do mundo cruzaram o vasto Pacífico Sul e descobriram as ilhas da Oceania. Mas depois, por um milênio, as viagens pararam, e até hoje, ninguém sabe o porquê. Na trama do animado, navegadora por natureza, Moana, uma adolescente espirituosa de apenas 16 anos, parte em uma missão impossível, da antiga ilha do sul do Pacífico de Oceania, em busca de uma ilha lendária, para cumprir a jornada de seus antepassados. Durante sua incrível jornada, ela se junta a seu herói, o lendário semideus Maui, para atravessar o mar aberto em uma viagem cheia da ação, encontrando criaturas marinhas gigantescas, submundos deslumbrantes e antigas histórias.
Moana Waialiki será a única filha do chefe de uma longa linhagem de navegadores e está sendo criada por Mark Henn (animador de princesas Disney como Jasmine, Belle, Tiana, Mulan, Anna e Elsa). Além dela e do lendário semideus Maui, outros dois personagens já foram divulgados na trama, são eles um porquinho chamado Kuni, que assim como outros personagens de sucesso da Disney como Sven (Frozen: Uma Aventura Congelante), Maximus e Pascal (ambos de Enrolados), ele também não falará na trama, e um deus chamado Moke Moke, que se transforma em uma estátua tiki esculpida, que servirá de alívio cômico durante a história.
No início desse ano, rolaram boatos que o premiado compositor da Disney Animation Studios, Alan Menken (A Bela e a Fera, Aladdin, A Pequena Sereia e Enrolados), estaria envolvido na trilha sonora do animado, mas seu envolvimento no projeto não passou de um alarme falso. Até o momento, tudo indica que Mark Mancina (Tarzan e Irmão Urso), depois de Aviões e Aviões 2: Heróis do Fogo ao Resgate, estaria totalmente envolvido no projeto, ao lado de seu frequente colaborador, Dave Metzger, que será o arranjador/orquestrador da trilha do animado.
A produção está nas mãos de Osnat Shurer (ex-Pixar Animation Studios) e Ian Gooding assina o design de produção do animado. Moana (Moana) tem estreia no Brasil agendada para janeiro de 2017 e nos Estados Unidos acontece no dia 23 de novembro de 2016.