O amigo David Santos, do Animations Fórum, postou nessa última segunda-feira, a noticia de que estão rolando boatos no blog Blue Sky Disney de que uma pessoa identificada pelo nick “gnomeo” informou que após a estréia de “A Princesa e o Sapo” nos cinemas, os estúdios Disney estariam planejando voltar a produzir “A Rainha da Neve” (The Snow Queen), inspirado no conto de fadas de Hans Christian Andersen.

De acordo com o rapaz, Lasseter teria revisado no versão de 2007 alguns storyboards do animado e por ser seu conto de fadas favorito, teria dado carta verde para a produção do animado que estrearia nos cinemas em 2001. Além disso, também informou que o animado “Ramayana“, um animado baseado na cultura indiana, chegaria aos cinemas em 2012 também em animação tradicional, seguidos de “Musicana“, um filme inspirado no clássico “Fantasia“.

Depois de tais informações, um fã Disney do fórum italiano, que já publicou informações de “Encantada“, “A Princesa e o Sapo” e “Rapunzel“, informou: “Sabemos que o filme estava em produção desde 2001. Para a versão de 2001 os diretores eram Paul e Gaetan Brizzi, que trabalhavam no ‘Corcunda de Notre Dame’ e ‘Fantasia 2000’. Quando os Irmãos Brizzi deixaram os Estúdios Disney em 2001, o projeto continuou sob a supervisão Dick Zondag e Dave Goetz (este último trabalha hoje em ‘Rapunzel’ como assistente de diretor de arte) e com as músicas de Michael Jackson. Em 2002, Glen Keane deveria animar a personagem principal (a Rainha das Neves ou Gerda ou Kay, não se sabe nada sobre isso) antes de deixar o projeto e ir dirigir o seu próprio filme, ‘Rapunzel’. Michael Eisner em 2002/2003 pensava em realizar o filme em animação computadorizada (CGI). ‘A Rainha da Neve’ foi cancelado em setembro de 2003. Depois disso, em 2006, Alan Menken e Glenn Slater deveriam realizar um musical sobre ‘A Rainha da Neve’ para oTóquio Disney Sea, mas o projeto foi cancelado. Menken tinha composto a canção “Love Can’t Be Denied“.

Até agora são apenas boatos, mas uma adaptação de “A Rainha da Neve” (The Snow Queen) em animação tradicional feita pela Disney seria muito bem vinda, lembrando que após o sucesso de “Encantada” mundialmente e dos possíveis sucessos de “A Princesa e o Sapo” e “Rapunzel“, tudo indica que a Disney pode muito bem estar voltando a trazer para o público os mesmo contos de fadas que a fizeram um dos maiores estúdios de animação de todos os tempos. Acima você pode ver uma arte conceitual da Rainha realizado por Harald Siepermann em 2002/2003 e abaixo você encontra uma seqüência de storyboard realizada por Woody Woodman.

Para quem não conhece a história, indico que confiram a versão feita na década de noventa para o programa Teatro dos Contos de Fadas exibido na TV Cultura. Seguem abaixo o episódio na integra para todos conferem em português, divido em 06 partes.

PARTE 01  | PARTE 02 | PARTE 03 | PARTE 04 | PARTE 05 | PARTE 06

Obs.: Agradeço ao David Santos pela novidade em primeira mão para os fãs de animação do Brasil.

Author: Léo Francisco

Você nunca teve um amigo assim! Jornalista cultural, cinéfilo, assessor de imprensa, podcaster e fã de filmes da Disney e desenhos animados. Escrevo sobre cinema e Disney há mais de 18 anos e comecei a trabalhar com assessoria de imprensa em 2010. Além de fundador do Cadê o Léo?!, lançado em 13 de julho de 2002, também tenho um podcast chamado Papo Animado e um canal no YouTube.